O que é a Escrita Selvagem®
Na Escrita Selvagem® começamos com um poema que nos inspira e abre as portas da imaginação. Depois, fazemos períodos cronometrados a escrever rapidamente, não deixando que a mente estratégica interfira. Apenas seguimos a nossa intuição e tudo o que conseguimos ver é uma palavra a seguir a outra, dizendo sempre que sim ao que está para vir. Com a caneta escavamos e, com alguma sorte, atingimos aquela fonte secreta que há muito se quer fazer ouvir. Tens coragem de a escutar? Tens coragem de a partilhar?
Fundamental para esta prática de escrita é a vulnerabilidade. Depois de escrever, partilhamos o que escrevemos. Sim, pode parecer assustador de início, mas com o tempo, esta partilha torna-se parte da prática e da sua beleza. Principalmente porque o grupo não comenta nem critica, apenas escuta. Criamos um ambiente seguro, em silêncio. E podemos aprender tanto uns com os outros se permitirmos esta abertura. Basta termos um pouco mais de coragem do que temos de medo.
Sem nos importarmos com aquilo que o mundo possa pensar de nós, a página é nossa. Amiga, confidente, não nos julga. Todos podemos escrever de forma simples e honesta, e daí saírem histórias lindíssimas. De facto, quanto mais soltarmos a ideia de “escrever bem”, melhor escrevemos. O caminho para a Beleza não é através da perfeição.